[Resenha] A vida de Paco Paredes, de Pedro Afonso – Chiado Editora

a vidaTítulo: A vida de Paco Paredes
Autor: Pedro Afonso
ISBN:  978-989-51-8921-2
Gênero: Ficção/Drama
Páginas: 208
Editora: Chiado
Cortesia do Autor

 

Sinopse:

Os filhos de Paco, o toureiro, nada mais sabem além do fato de que seu pai foi golpeado fortemente por um touro no dia de San Isidro, na Plaza de Toros de las Ventas em Madri, e que desde então passou seus últimos dias em casa sob a vigília constante das velharias que estampavam suas glórias do passado. Com intuito de resgatarem as memórias perdidas de seu pai, buscam os relatos da velha professora Monica, que em meio às inquietações em recordar um passado longínquo possui uma única certeza: quão raso é o conhecimento geral sobre Paco. Na verdade, conhecemos realmente àquele que está ao nosso lado diariamente? Cabendo a ela libertá-lo dos pré-conceitos existentes sobre ele, Monica nos oferece uma narrativa carregada de episódios onde os limites do razoável são constantemente superados, mostrando-nos que relacionar-se verdadeiramente com alguém é, acima de tudo, atrever-se a superar o senso comum.

Resenha

A história sobre Paco Paredes, famoso toureiro, é narrada por Monica, uma velha professora que conheceu Paco em sua juventude. Procurada por um casal de irmãos gêmeos para escrever sobre a vida de Paco, o pai que jamais conheceram, Monica, relutante, retorna ao passado doloroso para ela e passa a narrar a comovente história de Paco Paredes.

Quando terminei a leitura deste livro, fiquei um tempo abraçada a ele pensando em toda história tocante que mexeu com minhas emoções.

Assim que Paco é apresentado ao leitor, confesso que senti uma antipatia pelo personagem, o achei frio e egocêntrico, incapaz de demonstrar afeto por alguém, mas, depois que a leitura foi evoluindo, acabei me apaixonando por esse personagem tão peculiar e marcante que o autor criou. Conhecer a fundo a trajetória de paco pela narrativa de Monica, que depois de sete anos voltam a se encontrar em um momento tão fatídico, foi simplesmente tocante.

Estou aqui diante da tela do computador tentando achar uma palavra para definir este livro, e creio que será impossível encontrar alguma que o defina. Adorei A vida de Paco Paredes.

A vida de Paco Paredes é o primeiro livro publicado do autor Pedro Afonso, e sua escrita é tão ágil e intensa que fui cativada por ela já nas primeiras páginas. A história narrada pela personagem Monica me pareceu tão real que confesso que dei uma pausa na leitura e fiz uma busca minuciosa na internet tentando encontrar algum toureiro (real) com o nome Paco Paredes de tão “verídica” que me pareceu a história.

Não posso me aprofundar nos acontecimentos da vida de Paco, pois se o fizer estarei contando demais… Mas, o que posso afirmar é que A vida de Paco Paredes é uma narrativa inquietante, uma história bem construída e detalhada.  O autor criou seus personagens com capricho, uma leitura que flui a cada página, a cada capítulo. A leitura segue ritmada e comovente.

Não esperava encontrar dentro deste livro uma história que me cativasse tanto, me encantei por Paco e Monica, sofri com eles e a decisão de Monica em estar com Paco em sua trajetória, independente da culpa que sentia em relação aos acontecimentos com ele, foi demasiadamente tocante.

Uma história que nos mostra a necessidade de sonhar, de querer seguir em frente, de deixar para trás o que machuca, a abnegação, as escolhas e  o quanto gratificante pode ser a vida, ou, o quanto pode ser dolorosa…

Um livro marcante, com uma linda história, que será impossível esquecer.

Pedro Afonso está no caminho certo, tem uma escrita e criatividade pra lá de cativante e muito realista.

A capa é linda, páginas amarelas ótimas para leitura,  edição perfeita.

Recomendo!!!!

“E esta ilusão, ainda que possivelmente falsa, é necessária para que eu não seja sufocado pela brutalidade do real. Somente inebriado por ela é que eu, diariamente, hei de fazer a vida bonita.” Paco Paredes.

 

Avaliação da obra
Data da avaliação
Minha nota:
51star1star1star1star1star

Comente aqui... Agradecemos sua participação!