[Resenha] O meu melhor amigo é gay, de Dielson Vilela – Editora Coerência

o-meu-melhor-amigo-e-gay-escrevarteTítulo: O meu melhor amigo é gay

Autor: Dielson Vilela

Editora: Coerência

Páginas: 256

Gênero: Romance LGBT

Fonte: Cortesia da Editora

Skoob

Compre aqui

Sinopse (Fonte: Skoob) Carlos e Márcio são dois amigos de longa data. Um dia, um acontecimento leva Carlos a descobrir que o seu melhor amigo, Márcio, é gay. Ele se vê paralisado diante dessa revelação. E, agora?

Em meio a essa surpresa, Carlos se torna testemunha de um crime covarde, e decide criar um blog para narrar as angustias que o sufocam. Nesse processo, ele se depara com a violência motivada pelo preconceito que traz como vítimas vários segmentos considerados minorias pela sociedade.

“O meu melhor amigo é gay” traz um repensar profundo sobre as dificuldades de diálogo e de convivência causados pelo preconceito e pela intolerância diante das diferenças, despertando-nos sobre como muitas vezes somos levados à empatia de histórias que ocorrem longe de nós, mas a ter uma atitude contrária quando estão próximas, em nosso convívio diário. Faz-nos enxergar que o valor da vida está acima das diferenças, através de um desenrolar de fatos marcantes, surpreendente e de tirar o fôlego do leitor!

RESENHA

Carlos acabou de terminar o ensino médio e espera ansiosamente pelo resultado do vestibular. Com 18 anos nunca teve nada do que se queixar, sempre foi um bom garoto com uma vida tranquila. Mora apenas com a mãe em um prédio na cidade de Recife onde conhece desde pequeno seu melhor amigo Márcio.

Certa noite depois de um dia cansativo e com pensamentos a mil por conta dos últimos acontecimentos, Carlos se depara com uma cena muito forte que o faz sentir-se ameaçado e com muito, muito medo. Um crime! três homens mataram um morador de rua que dormia no local onde Carlos estava passando, o medo de ser morto pelos homens era tanto que Carlos fugiu do local assim que pôde. Depois do ocorrido ele decide criar um blog, onde ele conta suas angústias, dores, acontecimentos do dia-a-dia  e descobre que muitas pessoas passam pelas mesmas situações.

Alguns dias antes do crime que Carlos testemunhou, ele descobriu que seu melhor amigo era gay. E seu primeiro sentimento foi de traição, ele se sentia mal só de imaginar que outras pessoas achariam que ele também era gay. Com o tempo Carlos se acostumou com a ideia e se empenhou para ter sua amizade com Márcio novamente, uma amizade que para ele vale mais que muitas coisas.

Márcio sofreu muito preconceito quando foi revelada sua sexualidade, tanto de pessoas que mal o conheciam quanto de pessoas que ele tanto amava, como seu pai e seus amigos. Afinal ele sempre foi um jovem bonito, descolado e que muitas meninas se apaixonavam facilmente. Quem algum dia imaginaria que ele era gay? Mas juntos Carlos e Márcio enfrentam o mundo!

Meu melhor amigo é gay” nos faz avaliar a que ponto as pessoas são capazes de chegar quando alguém escolhe um caminho no qual ela será realmente feliz. Que a falta de dialogo, o preconceito e a intolerância deixa tudo mais complicado. Ele nos ensina que o perdão, a aceitação e principalmente o amor são formas de melhorar nossa visão quando o assunto for qualquer tipo de preconceito e que devemos fazer isso antes de perder quem amamos.

Eu não preciso falar muito pra dizer que amei o livro! E acho que muitas pessoas o devam ler também, por que esse livro pode até ser uma história, mas tenho certeza que é a história de muitas pessoas que passaram pelas mesmas situações. É uma delícia de livro que te envolve de uma maneira que até parece que você sabe qual o próximo passo dos personagens, aqui você vai encontrar também romances, intrigas e investigações policiais. Impossível terminar esse livro e não pensar que muitas coisas precisam ser mudadas.

A edição da editora Coerência está muito boa com margem e fonte excelentes, tem alguns erros de revisão e diagramação, mas um acabamento perfeito. A capa do livro é toda fosca, são 256 páginas amarelo pólen.

Super recomendo a leitura 😀

 

Avaliação da obra
Data da avaliação
Minha nota:
51star1star1star1star1star

Comente aqui... Agradecemos sua participação!