Outro Conto Sombrio dos Grimm, de Adam Gidwitz – Editora Galera

Outro Conto Sombrio dos GrimmTítulo: Outro Conto Sombrio dos Grimm

Série: Um conto sombrio dos Grimm – Livro 2

Autor: Adam Gidwitz

Editora: Galera Junior

Páginas: 352

Gênero: Infanto-juvenil, Contos

Fonte: Cortesia da Editora

Skoob

Compre aqui

Sinopse (Fonte: Skoob) Depois de revisitar a história de João e Maria, mostrando o conto original dos irmãos Grimm, o autor mais uma vez usa a escrita original dos autores para mostrar a verdadeira aventura de João e o Pé de Feijão. Juntem-se a este conto de fadas pra lá de diferente e acompanhem João e Jill pelas histórias dos Irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen e de outras figurinhas do universo do faz de conta. E se preparem para descobrir paisagens incríveis, que podem ou não! ser assustadoras, sangrentas, aterrorizantes e cheias de surpresas.

RESENHA

Este novo trabalho de Adam Gidwitz aborda uma das minhas coisas favoritas quando se trata de recontar um conto: A originalidade. Gosto da maneira que ele integra-agrega-adiciona-mistura os contos de diferentes autores para criar uma nova estória. Tudo “junto e misturado” ao longo de 352 páginas, forma este livro divertido. Melhor ainda é relembrar contos que ouvíamos quando crianças!

O tema principal de “Outro conto sombrio dos Grimm” são duas crianças (Jack e Jill) que deixam as suas casas em função do mau relacionamento com os pais. Eles são unidos por um sapo falante, que tem muita história para contar e além da amizade que nasce entre eles, participam de algumas aventuras muito interessantes.

Assim, vamos sendo levados a lembrar estórias conhecidas como: Jack e o Pé de Feijão, O poço dos Desejos, O Matador de Gigantes, O Mercado de Duendes, A Bruxa Má etc.  Nesta narrativa, Jack quebra uma coroa, a  sereia é bonita, porém sinistra, os duendes são famintos, corvos também falam, três irmãos querem o espelho mágico a qualquer custo e o dragão é substituído por uma salamandra enorme e adorável chamada Eidechse von Feuer der Menschenfleischfressende, ou Eddie (rs).

Os três protagonistas Jack e Jill e o sapo falante demonstram uma perfeita conexão e Gidwitz parece compreender que crianças encontram fatos difíceis e perturbadores na vida todos os dias, adultos negligentes e sofrimento e ele trabalha esses temas em toda a extensão de sua obra de uma forma velada, um “pano de fundo”. Ao final, o resultado pode chocar mais os adultos do que as crianças!

Inúmeras vezes na narrativa, Gidwitz adverte sobre o que está para acontecer numa brincadeira maravilhosa com os leitores, oferecendo orientação moral e, algumas vezes, avisando de uma crueldade que virá nas próximas páginas. O texto é forte, vibrante e gostoso de ler.

Assim, os personagens de Jack e Jill estão sempre lutando com questões diferentes, mas ambos chegam à mesma conclusão: Os dois precisam se concentrar mais no que eles próprios pensam e não no que os outros pensam deles. Jill luta com o foco de sua mãe na beleza e Jack deseja ser um líder e não um seguidor. Ao final, revelam-se verdadeiros heróis!

Sobre o trabalho gráfico da Editora Galera Brasil, folhas amarelas e perfeitas para o entendimento e a fluidez da leitura; parágrafos bem construídos e sem erros. A capa é interessante e lembra bem o padrão do original.

 Se interessou? Veja ofertas para este livro clicando AQUI.

Avaliação da obra
Data da avaliação
Minha nota:
41star1star1star1stargray

Comente aqui... Agradecemos sua participação!