O Trono de Diamante, de David Eddings – Editora Aleph

julgando-pela-capa-o-trono-de-diamante-sinopse-expectativa-david-eddings-livro-autor-enredoTítulo: O Trono de Diamante

Trilogia: Elenium – Livro 1

Autor: David Eddings

Editora: Aleph

Gênero: Fantasia épica

Fonte: Cortesia da Editora

Skoob

Compre aqui

Sinopse (Fonte: Skoob) Após dez anos de exílio, Sir Sparhawk, cavaleiro da Ordem Pandion, retorna a Elenia e encontra sua terra natal imersa em sombras. O inescrupuloso Annias, primado da Igreja e membro do Conselho Real, manipula o débil príncipe regente para governar de fato, visando seus próprios interesses. A legítima soberana, Ehlana, acometida por uma estranha doença, jaz adormecida em seu trono, protegida por uma barreira de cristal. Graças a um poderoso feitiço, seu coração ainda pulsa, mas ela não resistirá a menos que uma cura seja encontrada antes que transcorra um ano. Sparhawk parte, então, em uma busca obstinada para salvar sua rainha e seu reino, travando uma luta incessante contra o tempo, as autoridades vigentes e toda sorte de perigos – reais e sobrenaturais. Nessa jornada de luz e sombras, ele contará com a ajuda de seus irmãos de armas, de seu escudeiro fiel, de uma feiticeira, de um jovem ladrão e de uma misteriosa menininha, cujas origens são desconhecidas.
Considerado por jogadores de RPG um dos melhores títulos que representam uma quest épica, o livro é o primeiro volume da trilogia Elenium.

RESENHA

O Trono de Diamante é o primeiro volume da Trilogia Elenium escrito por David Eddings. A série foi lançada nos Estados Unidos 1989 e no Brasil em Agosto de 2015, e era muito esperada por todos que gostam de fantasia épica e já conhecem o trabalho do autor.

A estória começa com um velho e surrado cavaleiro, Sparhawk, que volta para sua casa no reino de Elenia após dez anos de exílio. O rei que o exilou está morto e a nova rainha Ehlana (e sua protegida) já o perdoou.

Ao chegar, é informado que Ehlana contraiu uma doença mortal logo após sua coroação e que, para salvar sua vida, o antigo professor em magias de Sparhawk – a feiticeira Styric Sephrenia – colocou-a em um estado de animação suspensa. Ela está congelada em um bloco de cristal… Por um período de um ano. Se nada for feito, ela morrerá!

Antes que eles possam tirá-la dali, precisam encontrar uma cura para a doença que Ehlana tem. Sparhawk, é claro, imediatamente assume para si a missão de salvar sua rainha e protegida. Conversa com antigos companheiros, incluindo quatro cavaleiros de outros reinos, e os convence a ajudá-lo a procurar a cura para a doença.

As aventuras que são vividas por esse grupo são o “pano de fundo” para o desenvolvimento da estória que é narrada magistralmente por Eddings, já que numa busca, quanto mais pessoas envolvidas, melhor! Ele cria um enredo com uma abundância de espadas, feitiçarias e monstros, mas não tanto a ponto de você se sentir alienado do universo real.

O que me impressionou ao ler “O Trono de Diamante” foi a trama estereotipada com os seus vários elementos de ação: Princesa muito doente, mágica para curá-la, cavaleiros, feiticeiras e ajudantes, soldados e caras maus etc.

A narrativa tem foco na viagem de Sparhawk, e algumas vezes se torna um pouco lenta, mas as boas cenas de ação que vem em seguida acabam nos surpreendendo e deixando um gosto-surpresa de “Gostei… Quero-mais!”.  Algumas passagens têm um leve toque de humor e às vezes nos pegamos rindo sozinhos (alguém está vendo rsrs)?

Gosto de ler os gêneros de ficção científica e fantasia e fiquei muito feliz de ter oportunidade de ler-aproveitar-sonhar-resenhar a obra de Eddings. “O Trono de Diamante” tem tudo o que esperamos de uma história de fantasia: enredo atraente, personagens cativantes e um bom desenvolvimento. Além é claro, de me fazer voltar aos tempos de criança e aos mundos fantásticos que criamos (!).

Além disso, a leitura é dinâmica e os personagens bem definidos e trabalhados.

Parabéns para a Editora Aleph pela linda capa… Excelente trabalho e muito melhor que outras edições. Folhas amarelas e 408 páginas de fantasia que vai ocupar sua mente até acabar de ler!

Avaliação da obra
Data da avaliação
Minha nota:
41star1star1star1stargray

Comente aqui... Agradecemos sua participação!