Lynn & A Irmandade do Esmeralda, de Pedro Ivo Oliveira – D´Plácido Editora

LYNN CAPATítulo: Lynn & A Irmandade do Esmeralda

Autor: Pedro Ivo Oliveira

Editora: D´Plácido

Páginas: 425

Gênero: Fantasia, Infanto juvenil

Fonte: Cortesia da Editora

Skoob

Compre aqui

Sinopse (Fonte: Skoob) Quando o melhor amigo de Lynn, Cigano, alega ter encontrado um mapa elaborado pelo próprio Barba Dourada, seus companheiros imaginam se tratar apenas de uma desculpa para se aventurarem na ilha onde o lendário capitão pirata supostamente escondeu seu tesouro séculos atrás.
O que o grupo de adolescentes não sabe é que o lugar para o qual se dirigem é protegido por um ancestral Deus da Morte e sua misteriosa maldição, e que a sobrevivência de cada um deles dependerá do quão forte forem seus laços de amizade.
Enquanto isso o mago Morgan viaja através da Europa em uma tentativa desesperada de colocar em marcha diversos eventos necessários para a improvável salvação da humanidade.
Assim tem início a jornada de Lynn, um jovem espadachim que terá de lutar com todas as forças para manter um minúsculo fio de esperança em meio às trevas que se erguem ao seu redor. A história de uma batalha dolorosamente impossível de ser vencida, mas que ainda assim tem de ser travada.
Por amizade, por coragem, por amor.

RESENHA

A obra “Lynn & A Irmandade do Esmeralda” do autor Pedro Ivo Oliveira, autor nacional e mineiro de grande talento, é o primeiro de uma saga de quatro livros (três que ainda serão lançados, espero que brevemente).

A estória tem um estilo rápido e ágil e nos leva a interagir todo o tempo com os personagens principais em torno dos quais muitas aventuras são vividas. Até mesmo o grande Merlin (mago inglês) tem um encontro com o mago Morgan que acompanha a vida de Lynn desde antes seu nascimento e está preparando o rapaz para ser o herói e “duvidoso” salvador da humanidade.

Com 16 anos, Lynn e seus amigos partem em busca do tesouro do pirata Barba Dourada e naufragam antes de chegar à ilha onde este tesouro pode estar escondido. Todo o enredo principal deste primeiro volume se passa na ilha com aventuras que os rapazes vivem por alguns dias: o naufrágio ocorre depois de um vento súbito, a ilha é protegida por magia, lobos, dragão, o deus inca Supay, muito susto e algumas situações em que rimos bastante pelas trapalhadas e brincadeiras (uma gozação, um tapa nas costas, uma mentira para brincar com o amigo etc. Coisas de adolescentes mesmo!). Entretanto, a amizade entre eles cresce e amadurece no decorrer da obra e isso foi gostoso de perceber!

Ao mesmo tempo, o autor vai inserindo capítulos onde apresenta outros personagens que certamente terão participação efetiva na saga.

Gostei muito do (único) capítulo em que o mago Morgan encontra-se com a menina Marina. Ela é uma princesa “amazona”, muito esperta e tem respostas inteligentes para tudo! Assim, Pedro Ivo Oliveira magistralmente trás diálogos fortes e interessantes que agradam bastante.

Ah! Esqueci de um detalhe muito bacana: a estória é narrada por um tio (?) ao seu sobrinho (??) e durante toda a narrativa temos a impressão que de ele está contando para nós! Certamente nos próximos volumes da obra vamos saber o porquê.

Quer saber como terminam as aventuras deste volume e se Lynn e seus amigos se safam da ilha e encontram o tesouro do pirata? Ahh meu caro… Só lendo rsrs!

Encontrei alguns defeitos de conexão entre um movimento e outro no contexto da cena geral e outros que são fisicamente impossíveis de acontecer (mas não é uma fantasia???). Além disso, o uso excessivo de adjetivos para designar o personagem principal acaba atrapalhando um pouco o entendimento e leitura leve da estória (Lynn, o protagonista, o personagem, o herói). Pena…

A edição é caprichada, com folhas amarelas – parabéns D’Plácido Editora – e 423 páginas de muita fantasia e vontade de ler os próximos volumes da saga.

 

Avaliação da obra
Data da avaliação
Minha nota:
31star1star1stargraygray

Comente aqui... Agradecemos sua participação!