Entrevista com Tatiana Romano, por Belas-Letras – autora de Panelaterapia

0331e03f-5cb6-4d1e-ae8f-6922244f0051

Para a psicóloga Tatiana Romano, a cozinha “é alquimia, você não tem que se prender a nada”. Depois de ter lançado o livro Panelaterapia, em 2015, e cativado ainda mais os leitores já fiéis do seu blog de mesmo nome, chegou a vez de um novo passo. Inaugurando o outono, a Belas-Letras lança neste mês um livro para todas as épocas do ano. Em Panelaterapia: a cozinha das estações, já em pré-venda,Tati Romano traz 50 receitas separadas em 4 capítulos que levam o nome das estações. Entre pratos quentes para o inverno e toda a refrescância para o verão, as dicas da blogueira ainda provam que a cozinha pode ser uma ótima terapia.
Conversamos com Tati sobre o novo livro. Confira!

Belas-Letras: Por que a cozinha e a terapia estão diretamente conectadas?

Tatiana Romano: Eu acredito que cozinhar seja uma atividade muito terapêutica. Além de trabalhar todos os sentidos, a cozinha é um ambiente agregador. Quando estamos cozinhando podemos ter momentos de socialização, quando outras pessoas nos ajudam na tarefa, ou momentos mais introspectivos, onde além de cozinhar refletimos sobre questões da nossa vida.

b81db282-dd67-44fa-a46e-5151a29dae07

Belas-Letras: Como foi a repercussão do primeiro livro de Panelaterapia?

Tatiana Romano: O livro se mostrou um caminho a mais de aproximação com meu público, além de ter possibilitado o interesse da mídia em geral pelo meu trabalho. Fiquei muito feliz com a repercussão e aceitação dos leitores e da imprensa.

Belas-Letras: Em Panelaterapia: a cozinha das estações encontramos receitas ainda mais variadas que no primeiro livro. Como é o processo de seleção das receitas na hora da construção do livro?

Tatiana Romano: Este segundo livro classifica as receitas de acordo com as estações do ano. Como os meus livros são feitos com muito carinho, é natural que sejam totalmente de acordo com o meu gosto pessoal. Sendo assim, fiz a escolha das receitas com base na minha percepção, nos pratos que gosto de consumir em cada época do ano.

Belas-Letras: Você tem alguma receita preferida? E qual seria a sua estação do ano favorita?

Tatiana Romano: Minha estação do ano favorita é o verão. No entanto, minha estação do ano favorita relacionada a alimentação é o inverno. Embora eu não tenha uma receita preferida, os pratos salgados e quentes servidos nos dias de frio me agradam muito. Comidas reconfortantes como sopas, massas e risotos são as que gosto mais.

Belas-Letras: A cozinha pode ser considerada uma das melhores alternativas para relaxar em uma rotina tão atribulada como a da maioria das pessoas?

Tatiana Romano: Foi exatamente acreditando nisso que criei o Panelaterapia em 2009. É claro que cozinhar pode ser uma atividade relaxante para quem tem afinidade com esta prática. Existem pessoas que, por exemplo, não gostam de cozinhar, mas gostam de pintar. Neste sentido, qualquer atividade pode se tornar terapêutica, desde que permita momentos de prazer e relaxamento.

Belas-Letras: Em três palavras, como você resumiria o ato de cozinhar?

Tatiana Romano: Terapia, carinho e diversão!

 

Comente aqui... Agradecemos sua participação!