Toda Família tem seus Segredos, de Monica McInerney – Editora Fundamento [por Nadja Moreno]

Título: Toda Família tem Seus Segredos
Autora: Monica McInerney
Editora: Fundamento
Páginas: 432
Skoob
Avaliação: 

Comovente, verdadeira, irresistível e bem-humorada, esta é a história de três irmãs que aprendem que os laços sanguíneos são mais forte que qualquer coisa. Afinal, irmãos são irmãos para sempre. Ou não? Quando crianças, as irmãs Anna, Bett e Carrie eram inseparáveis. Mas depois que o noivo de Bett a trocou por uma das irmãs, a relação entre elas ficou insuportável e cada uma seguiu seu caminho. Agora, Lola, a avó, está determinada a reunir a família novamente. E ela tem um plano… Mas será que o amor entre as irmãs é mais forte que as brigas, mais forte que o tempo, mais forte que tudo? “Personagens brilhantes e diálogos afiados… Com muito humor e clareza, a autora fala de questões como a disputa entre irmãos, segredos de família e traição.” The Boston Globe. “Um conto moderno sobre a família. Eu ri e chorei com os personagens deste livro.” Bella-online.com “Uma história delicada, que faz você se sentir de bem com a vida. Quando você termina de ler, acha que o mundo é um lugar melhor e quer ser mais carinhoso com as pessoas mais próximas.” Sydney Morning Herald “Uma história familiar cheia de charme e envolvente, repleta de surpresas.” Evening Herald “Uma trama criativa que deixa o leitor feliz do começo ao fim. Você vai rir e chorar muito acompanhando a história de Lola e suas meninas, que ganham a vida neste livro.” Hull Daily Mail “Você vai rolar de rir em um minuto e se matar de chorar no outro.” Cosmopolitan “É sempre um prazer mergulhar nos livros de Monica McInerney. Sua narrativa deliciosa dá vida a personagens brilhantes.” Irish American Post

RESENHA
 Este livro mexeu com meus sentimentos de tal forma que posso colocá-lo na restrita lista dos raros motivos que me fizeram chorar de emoção ao longo da vida. Ele afeta as sensações do leitor. Cheguei à dicotomia de estar às lágrimas em um capítulo – tendo de parar para respirar quando li a sua última fala, e segundos depois estar rindo logo nas primeiras linhas do capítulo seguinte, ainda com lágrimas nos olhos e rosto.

Toda Família tem seus Segredos fala, obviamente, da família. Conta a história de uma família não muito grande e de personagens marcantes num dado período de tempo. Clichê e comum? Não. Não neste livro. Ele trata com tanta profundidade a relação entre os membros desta família que o torna singular.

Todos os personagens são apaixonantes e nos são apresentados de tal forma que não fica muito claro quem é, se é que há, um personagem principal. Todos parecem ter um perfil bastante forte e sustentável na trama, causando um revezamento na sensação do protagonismo da obra. Porém pode-se dizer que ‘a coisa toda’ gira em torno de Lola e Anna. Avó e neta, respectivamente.

Lola é simplesmente fantástica. Sabe aquela avó animada e única que, quem não tem, adoraria ter? Lola é esta pessoa. Tão singular que nem mesmo as ações um tanto quanto invasivas, ou seu gosto um tanto quanto duvidoso fazem com que tenhamos menos brilho nos olhos ao observá-la. Anna é a irmã mais velha, vista de forma dúbia por todos. É tanto a mulher forte e decidida que sabe a resposta para a maioria dos problemas, quanto a frágil irmã mais velha que esconde seus problemas para parecer forte, sem embora conseguir. Poderia falar de todos os personagens mas me limito a dizer que você vai gostar de conhecer cada um deles. A todos, sem exceção.

A facilidade com que Monica insere elementos na trama me encantou. Tudo soou, para mim, muito verdadeiro, cadenciado, correto. O enredo é adorável e poderia ser a história da família que mora naquela casa bonita da rua a qual não conhecemos dos moradores mais do que breves vislumbres no dia-a-dia. Sabe aquela vontade que todos tiveram, pelo menos uma vez na vida, de ser aquela mosquinha no canto da sala para acompanhar os acontecimentos da família? (Se você, leitor, nunca teve esta vontade, digo que você precisa alimentar sua curiosidade, ela é a mãe da criatividade!) Pois então, neste livro, me senti o tempo todo como que um espectador invisível acompanhando a singular vida de uma família linda, embora não saiba o quão linda é.

A diagramação é impecável, marca registrada da Editora Fundamento. A capa é uma graça e os vestidos nos remetem às três irmãs da história. Por várias vezes me peguei olhando cada um deles e imaginando as três ali vestidas. Parabéns à equipe de edição da Fundamento.

Em suma, a obra tem emoção, lágrimas e risos, música e poesia. Medo, discussões, ausência e perdão. Repleta de segredos. Alguns até podem ser revelados, resolvidos. Outros, porém, estarão sempre lá. Afinal, que família não tem seus segredos?

 

Avaliação da obra
Data da avaliação
Minha nota:
51star1star1star1star1star

1 comment

  1. Oi Flor,
    O livro parece ser muito comovente e ao mesmo tempo ser encantadoramente alegre, eu não li muitos livros com essa pegada, por não terem sido recomendados, mas esse livro já entrou pra lista de desejados, afinal, essa vovó deve ser fantástica.
    Beijocas ^^

Comente aqui... Agradecemos sua participação!