No Cinema com a Mi | A Onda [por Michelle Herrera]

Filme: A Onda
Título Original: Die Welle
Direção: Dennis Gansel, Peter Thorwarth
Ano: 2011
Elenco: Jürgen Vogel, Frederick Lau, Jennifer Ulrich e Max Riemelt
Avaliação: 

A Onda é um filme alemão de 2008 dirigido por Dennis Gansel e estrelado por Jürgen Vogel, Frederick Lau, Jennifer Ulrich e Max Riemelt. É inspirado no livro homônimo de 1981 do autor americano Todd Strasser e no experimento social da Terceira Onda.

Navegando pelos filmes do Netflix me deparei com esse, gostei muito da sinopse e resolvi arriscar.

A ideia parte de um princípio muito interessante: na nossa sociedade atual, vivendo em uma “democracia”, poderíamos ser coagidos e manipulados de forma que outro regime autocrático conseguiria estabelecer-se?
Tudo começa com um projeto que despertaria o interesse dos alunos no assunto, mas as coisas começam a tomar grandes proporções, de maneira que a classe realmente aderiu ao movimento, tentando trazer mais e mais pessoas para o que chamaram de ‘A Onda’.
A história é baseada em fatos reais, o projeto realmente foi feito pelo professor Ron Jone, numa escola da California em 1967. O experimento foi chamado de ‘The Third Wave’ (A Terceira Onda).
Em aspectos técnicos, eu acho que o filme peca um pouco, mas acabou compensando pela história. O elenco é muito bom, alguns personagens se destacam mais do que outros, mas conseguimos ver claramente as consequências depois que o novo A Onda é instalada na classe.
É inevitável não analisar o quanto os jovens mudam com o passar dos dias, o quanto pequenas coisas nos fazem esquecer nossos ideais para sermos incluídos, ao ponto de virarmos as costas para os amigos que pensam diferentes e criar uma nova personalidade. 
O desenvolvimento do filme é excelente, tem um começo suave, seguido por uma agitação até que as coisas ficam mais pesadas.
Não somos imunes a outro regime autocrático, a mente humana pode ser manipulada sem se dar conta, e eu nem preciso citar exemplos, mas temos um homem que conseguiu reunir seguidores que o apoiaram, o que resultou na morte de milhões de pessoas e uma marca negra na história.
A Onda é um filme que faz refletir sobre a mente humana, sobre o que somos capazes de fazer. Sendo mais atrativo ainda pelo fato de tudo realmente ter acontecido, por mais que seja uma adaptação dos fatos. Recomendo fortemente que pesquisem sobre o projeto real.
Veja o Trailer

2 comments

  1. Eu vi esse filme no Ensino Médio, acho que no meu segundo ano, e lembro que me apaixonei por ele quase de imediato. Na minha opinião, a história realmente supera e silencia qualquer insuficiência técnica que ele pode ter. É um filme brilhante, extremamente denso e com atuações realmente memoráveis; todos os ensinamentos, incansáveis, um realmente vindo atrás do outro, de vida e acadêmicos, são incrivelmente transpassados para o expectador. É um filme que, pra mim, é no calibre de Clockwork Orange e outros longas que cutucam a racionalidade e psicologia humanas.
    Beijão!

    "Achou o Quê?":
    http://achouoque.blogspot.com.br/

  2. Já me indicaram e já vi diversas verses no netflix, inclusive pus na minha lista pra ver depois, mas ainda não parei para vê-lo. Sua resenha me instigou a finalmente assistir, vou reservar um tempinho pra isso.

    Não sei se você já assistiu, mas pelo que vi no que você escreveu, o belíssimo filme A Corrente do Bem seria o contra-ponto desse aí… se não assistiu, eu indico ele pra você.

    Beijos

Comente aqui... Agradecemos sua participação!